O 1º Fórum de Dirigentes de Instituições Associadas da SPEE (SPEEDI) teve lugar no Hotel Eurostars, na Figueira do Foz, no sábado, 26 de outubro de 2019.
O mote do encontro foi o relatório elaborado por Ruth Graham “The global state of the art in engineering education”[1], publicado pelo MIT em 2018.
O orador convidado foi o Diretor do Integrated Engineering Program (IEP) da University College London (UCL), o Professor John Mitchell (https://www.ee.ucl.ac.uk/~jmitchel/), responsável pela reorganização do currículo de todos os departamentos de engenharia na UCL e pela criação do programa integrado atual. Durante cerca de uma hora e meia, John Mitchell partilhou a sua experiência, os desafios, as dificuldades e os sucessos deste programa e respondeu às várias questões colocadas pela audiência.
Após um breve intervalo, formaram-se três grupos de trabalho. Cada grupo recebeu um caso de estudo de sucesso referido no relatório do MIT, Singapore University of Technology and Design (SUTD), Charles Sturt University (CSU), e TU Delft, para análise e estudo da viabilidade da sua implementação nas instituições de ensino Portuguesas. No final, o porta-voz de cada grupo apresentou o resultado da discussão ocorrida.
Por volta das 13h deu-se o encerramento, ao qual se seguiu o almoço e regresso a casa.
O somatório das discussões ocorridas ao nível de cada grupo formará a base de uma contribuição a submeter à CISPEE2020.
[1] http://neet.mit.edu/wp-content/uploads/2018/03/MIT_NEET_GlobalStateEngineeringEducation2018.pdf