Rui Lima
Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares (PBL): resolução de problemas reais para o desenvolvimento de competências
Resumo
Esta comunicação tem por objetivo a divulgação e disseminação do impacto da implementação da aprendizagem baseada em projetos interdisciplinares (“Project Based Learning”) em interação com empresas, no Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial, da Universidade do Minho. Procura-se documentar o trabalho desenvolvido de implementação e potenciar a sua difusão a outros contextos, visando fomentar processos inovadores de ensino e aprendizagem assentes nos princípios da interdisciplinaridade e articulação entre a formação inicial e a prática profissional. Pretende-se ainda mostrar o funcionamento destes projetos no contexto da atual situação pandémica.
CV
Rui M. Lima é professor associado do Departamento de Produção e Sistemas e Membro do Centro ALGORITMI – Linha de Pesquisa em Engenharia e Gestão Industrial, Grupo de Pesquisa em Produção Lean – da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Portugal. Os seus principais interesses de pesquisa estão relacionados com os campos de Engenharia e Gestão Industrial (Engenharia de Produção): Gestão de Produção; Gestão de Projetos Lean e Ágil; Serviços Lean; Lean Healthcare; Educação em engenharia; Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL); Cooperação Universidade-Empresa (UBC). É autor de dezenas de artigos em revista, livros ou capítulos de livros, e mais de uma centena de artigos em conferências. Supervisionou sete estudantes de doutoramento e atualmente supervisiona outros cinco. É membro da equipa editorial da revista Production e do European Journal of Engineering Education. Já realizou mais de 60 workshops de formação para professores do ensino superior nas áreas de PBL, Active Learning e Avaliação.