Júlia Justino e Silviano Rafael
Alinhamento pedagógico: um passo para o sucesso na educação em engenharia
7 Julho
17 horas
Resumo
As instituições de ensino superior são continuamente impulsionadas para adaptar os objetivos de formação às necessidades do mercado de trabalho e da sociedade. Esta adaptação exige capacidade crítica e desenvoltura criativa na elaboração de novos planos curriculares. A implementação desses novos planos curriculares, de modo a desenvolver nos estudantes as competências solicitadas pelos atuais empregadores da área de engenharia, passa por uma mudança de metodologia de ensino que centre a aprendizagem no aluno, o que não é fácil inicialmente e exige do docente uma atitude reflexiva e de análise mais profunda sobre a implementação desta metodologia na sua unidade curricular (UC). Como se inicia e como se aplica é uma questão recorrente nas conferências. O primeiro passo consiste na construção da estrutura formativa que se irá implementar na UC, sendo usual definir um planeamento que suporta os conteúdos, os objetivos de aprendizagem e a metodologia de avaliação. Contudo, constata-se que nem sempre existe alinhamento pedagógico na estrutura formativa de uma UC. Nesta ação de formação pretende-se apresentar o conceito de alinhamento pedagógico aplicado a uma UC, desde a sua forma elementar até à sua forma mais elaborada. A implementação do alinhamento pedagógico ao longo do período letivo numa UC facilita o trabalho de análise e de reflexão do docente relativamente à sua prática pedagógica, assegurando uma dinâmica flexível de alteração e adaptação das atividades de aprendizagem da UC que promove o desenvolvimento das competências dos alunos de modo a que atinjam os objetivos de aprendizagem da UC.
CV
Júlia Justino, Professora Adjunta desde 2013 do Departamento de Matemática da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal. Doutorada em Matemática pela Universidade de Évora, exerce atividades de investigação no Centro de Investigação em Energia e Ambiente (CINEA) e no Centro de Investigação em Matemática e Aplicações (CIMA), no grupo de Lógica, Álgebra e Geometria, atuando na área da Matemática Não-Standard e da pedagogia aplicada na educação em engenharia. É autora de vários artigos em conferências internacionais e revistas. Contacto: [email protected]
Silviano Rafael, Professor Adjunto desde 2009 do Departamento de Engenharia Eletrotécnica da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal. Doutorado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa em 2010. Os seus principais temas de pesquisa estão relacionados com as máquinas elétricas, produção de energia, sistemas de controlo, educação na engenharia, metodologia centrada no aluno. É autor de dezenas de publicações em conferências internacionais com comité de revisão, e artigos em revistas. Contacto: [email protected] .