Paulo Moura Oliveira
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
17h, 9 de novembro
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81393714860
Resumo
O ensino da Engenharia implica a validação das técnicas introduzidas com experimentação laboratorial. A redução do tempo entre a fase de introdução dos conceitos teóricos e sua validação prática é crucial para a consolidação da aprendizagem. No entanto, os recursos laboratoriais para o ensino do controlo automático são: dispendiosos, delicados, necessitam de supervisão por parte de professores/técnicos de laboratório, etc. Assim, o acesso livre por parte dos alunos aos laboratórios para a aprendizagem prática, fora do período das aulas é difícil. Desta forma, os laboratórios de bolso de pequena dimensão e baixo custo constituem uma alternativa que permite aos alunos e professores fazerem experiências práticas fora da sala de aula. Nesta sessão apresentarei algumas experiências de ensino/aprendizagem realizadas com o laboratório de bolso TCLab (Temperature Control Laboratory) enquadradas numa perspetiva genérica que pode ser chamada de: Controlo Automático para Todos.
ShortBio
Paulo Moura Oliveira: licenciado em Engenharia Eletrotécnica em 1991, ramo de Eletrónica, Instrumentação e Computação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Portugal, MSc in Industrial Control Systems em 1994 e PhD in Control Engineering em 1998, ambos pela Universidade de Salford, Manchester, Inglaterra. Atualmente é Professor Associado com agregação no Departamento de Engenharia da UTAD e investigador sénior no centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC-TEC). Os seus interesses de investigação estão focados nas áreas de controlo automático de sistemas, controlo inteligente, controlo PID, ensino do controlo e automação, inteligência artificial, computação natural, otimização uni e multiobjectivo no contexto de resolução de problemas em engenharia. Foi diretor de vários cursos de mestrado e doutoramento na UTAD. Atualmente é o presidente do conselho pedagógico da Escola de Ciência e Engenharia (ECT) da UTAD. É autor de mais de 200 publicações científicas com revisão de pares.