Maria Teresa Torres Monteiro
Universidade do Minho
17h, 12 de abril
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/94492392777
Resumo
A pandemia foi uma oportunidade para repensar metodologias do Ensino-Aprendizagem – para muitos docentes, foi o ponto de partida para a introdução da inovação pedagógica nas suas unidades curriculares (UC).
Nesta partilha será apresentada a experiência de inovação pedagógica online efetuada em 20/21 na UC de Métodos Numéricos e Otimização Não Linear (MNONL), do 3º ano da Licenciatura em Engenharia Informática.
A componente da avaliação desempenha um papel fundamental na aprendizagem e motivação dos estudantes, permitindo aferir a sua aprendizagem mas também as suas áreas de desenvolvimento. As metodologias de avaliação devem também ser alvo de inovação – a formação Avaliação+ do Centro IDEA (1º semestre do ano letivo 2022/23) permitiu identificar algumas diretrizes nesse âmbito. Serão apresentadas algumas ideias inovadoras no contexto da avaliação, entre as quais, a experiência em curso da utilização do chatGPT numa componente de avaliação de projeto da UC de MNONL (2º semestre de 22/23).
ShortBio
Maria Teresa Torres Monteiro é Professora Auxiliar do Departamento de Produção e Sistemas, Escola de Engenharia, licenciada em Engenharia de Sistemas e Informática, mestre em Matemática Computacional e doutorada em Produção e Sistemas. Leciona unidades curriculares da área dos Métodos Numéricos e da Otimização Não Linear a vários cursos de licenciatura e mestrado da Escola de Engenharia da UMinho. Pertence ao centro de Investigação Algoritmi sendo co-autora de vários artigos científicos. Foi-lhe atribuído o prémio de Mérito Pedagógico da Escola de Engenharia 2022 e é autora do livro pedagógico com mais downloads do RepositóriUM da UMinho (“Métodos numéricos: exercícios resolvidos aplicados à engenharia e outras ciências”).