Ethics in Engineering Education
Introdução
O “Fórum para o Desenvolvimento da Educação em Engenharia”, que decorreu a 9 de maio do corrente ano, no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), foi ocasião para o (re)nascimento de um Grupo de Trabalho (GT), integrado na SPEE e centrado na temática “Ética na Educação em Engenharia”. Trata-se, no fundo, de conferir renovado fôlego a anterior iniciativa de natureza análoga, também inserida na SPEE, que, por circunstâncias várias, foi perdendo a vitalidade necessária ao desenvolvimento de atividade autossustentada.
Equipa
Alfredo Soeiro (FEUP);
Fátima Monteiro (ISEC);
Leonor Moura (IST);
Luis Adriano Oliveira (FCTUC);
Susana Meneses (ISEC);
Teresa Fragoso (ISEC).
Coordenadores:
Alfredo Soeiro [email protected]
Luis Adriano Oliveira [email protected]
Resumo
O GT “Ética na Educação em Engenharia” tem por objetivo central sensibilizar os alunos dos cursos de Engenharia para a importância de integrar a vertente ética na sua atual formação, enquanto estudantes, e, não menos relevante, no posterior desempenho da sua atividade, enquanto futuros profissionais. Paralelamente, procura-se promover essa mesma consciência junto dos docentes dos cursos de Engenharia, sobre quem recai a responsabilidade de formar profissionais eticamente íntegros.
Atividades
As ações a realizar serão dirigidas a estudantes de Engenharia, e também aos respetivos docentes. Não se pretende, neste segundo caso, ensinar ética aos colegas. Trata-se, antes, de os sensibilizar para a necessidade de promover o ensino de ética, junto dos seus alunos, a par do desenvolvimento de outros soft skills. Esse ensino poderá materializar-se através da inclusão de módulos de ética (com diferentes formatos, a ponderar) em unidades curriculares de Introdução à Engenharia (prática já implementada, aliás, em alguns casos concretos, infelizmente ainda em escasso número).
Para o curto prazo (início do próximo ano letivo 2019-2020), está prevista a organização de dois workshops (em datas e locais a anunciar oportunamente), que obedecerão a um formato comum:
(i) – palestra subordinada à temática “A Vertente Ética na Formação de Futuros Engenheiros”, seguida de período de discussão;
(ii) – trabalhos de grupo, dedicados à reflexão e à discussão em torno de dilemas éticos previamente propostos;
(iii) – sessão plenária de apresentação e discussão das conclusões elaboradas pelos grupos de trabalho participantes.
Tendo em vista horizonte temporal mais alargado, antecipam-se iniciativas de natureza diversa, nomeadamente: promoção do ensino de ética ao nível dos ensinos básico e secundário e, também, em ações de Aprendizagem ao Longo da Vida (Long Life Learning); desenvolvimento de iniciativas de e-learning e realização de webinars tematicamente orientados; divulgação e participação seletiva em eventos nacionais e internacionais, envolvendo a dimensão ética no ensino de Engenharia (destaque, desde já, para o CISPEE 2020); participação ativa em estruturas como a “European Society for Engineering Education”; promoção de sinergias entre instituições de ensino superior e associações profissionais (a começar pela própria Ordem dos Engenheiros, O.E.); publicação de investigação a desenvolver sobre “Ética na Educação em Engenharia”, incluindo, entre outros tópicos, a perspetiva histórica no contexto nacional.
A concretização de tais previsões, bem como a inclusão de outras, é vista como um processo necessariamente evolutivo e dinâmico, que em muito dependerá de fatores nem sempre controláveis. Entretanto, motivação e determinação constituem, à partida, garantias de base.