Fórum EE

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Fórum EE2023-02-13T15:54:04+00:00

3º Fórum de Desenvolvimento da Educação em Engenharia

17 de fevereiro de 2023 . 09h15/17h15

Anfiteatro 8.01 Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior

 

 

A Sociedade Portuguesa para a Educação na Engenharia com os seus Grupos de Trabalho e a Universidade da Beira Interior organizam o 3º Fórum de Desenvolvimento da Educação em Engenharia.

Este evento tem lugar no dia 17 de fevereiro, das 9:15 às 17:15, na Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior. A sessão é aberta a Alunos, Investigadores, Docentes (com necessidade de inscrição prévia).

Pretende-se que este evento seja um momento catalisador para a discussão do tema Desenvolvimentos na Educação em Engenharia tendo como objetivos específicos:

  • Divulgação da atividade dos Grupos de Trabalho da SPEE
  • Criação de um espaço de divulgação e partilha em Educação em Engenharia
  • Divulgação de práticas em Educação em Engenharia

 

Programa Resumido

9.15-13h00

Abertura

Painel Ética na Educação em Engenharia

Intervalo

Painel Género e Diversidade na Educação em Engenharia

Painel Investigação na Educação em Engenharia

13h00-14h30 Almoço

14h30-17h15

Painel Matemática na Educação em Engenharia

Intervalo

Painel TIC na Educação em Engenharia

Encerramento

 

Inscrição obrigatória até 14 de fevereiro AQUI!


Fees: 

Registo Sócio SPEE : Gratuito

Registo Não-sócio SPEE: 15 euros

Adicional Almoço: 10 euros


Informação detalhada dos Painéis:

Painel Ética na Educação em Engenharia

“Ética e Integridade em Engenharia”

A primeira meia hora será preenchida com breve exposição-resumo de Luis Adriano Oliveira (LAO, coordenador do GT-EEE) sobre o conteúdo programático de um curso intitulado “Ética e Integridade em Engenharia” que leciona atualmente a convite da Ordem dos Engenheiros – Região Centro (OERC). A segunda meia hora será dedicada a um diálogo socrático, envolvendo LAO e um conjunto de quatro alunos que efetuarão uma análise crítica sobre a exposição apresentada.

Orador e participantes no debate:

Luis Adriano Oliveira (Coordenador do GT-EEE)

Eduardo Josué Rodrigues, em representação do Núcleo de Estudantes de Engenharia Mecânica da Associação Académica da Universidade de Coimbra (NEEMAAC)

Ricardo Leiras, em representação do Núcleo de Estudantes de Engenharia Mecânica da Associação Académica da Universidade de Coimbra (NEEMAAC)

Jéssica Monteiro, em representação do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC)

Vitor Fernandes, em representação do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC)

Moderador:

Alfredo Soeiro (Coordenador do GT-EEE)

 

Painel Género e Diversidade na Educação em Engenharia

Unravelling the secrets of diversity and inclusion in engineering

This interactive workshop will explore the underrepresentation of women in engineering and strategies to build an inclusive ecosystem where women students feel valued and respected. The session will look to shift the emphasis form ‘fixing women’ to helping all engineers to think differently. Jan will present an approach founded on excellence in engineering design using her RISE methodology. And will leave you with new ideas and actions.

Jan Peters was the UK export to the European Commission women for Science Office from 1999 to 2003. She has commissioned, and researched, women in engineering for over 20 years and was President of the Women’s Engineering Society from 2008 to 2011. Following her involvement in the design of the award winning UCL Integrated Engineering Programme she led the report Designing inclusive engineering education for the Royal Academy of Engineering. https://www.katalytik.co.uk/library/

Orador:

Jan Peters,  Katalytik

Bio: Jan Peters MBE tem um doutoramento em física de semicondutores e design de células solares. Atualmente é oradora, autora e uma líder no âmbito da diversidade e inclusão. Investigadora com experiência nas áreas STEM no contexto da indústria e das políticas, Jan Peters traz uma riqueza de conhecimentos em torno da história dos esforços levados a cabo para trazer equilíbrio à mão-de-obra nas áreas STEM e em soluções criativas para construir equipas inclusivas. Trabalha com a UCL desde 2010 para explorar a inclusão em cursos de graduação e tem apoiado a conceção do Programa Integrado de Engenharia da UCL, projetos na Open University e em especificações de cursos para abordar a inclusão no pensamento crítico, nas competências profissionais e nos curricula. Em 2018, foi autora do relatório da UCL e da Royal Academy of Engineering sobre a conceção de uma educação em engenharia inclusiva. Jan é Professora Convidada na Open University e concebeu um programa de inclusão e um manifesto para a inclusão na engenharia.

Moderador:

Rita Pereira e Cristina Borges

 

Painel Investigação na Educação em Engenharia

Esta sessão com duração aproximada de 30min, destina-se à apresentação do novo grupo de trabalho Investigação na Educação em Engenharia. A sessão iniciar-se-á com uma breve apresentação de alguns dados sobre a investigação em Educação na Engenharia, seguido de discussão.

Oradores:

Rui Lima, Universidade do Minho

Bill Williams, Instituto Superior Técnico

Diana Mesquita, Universidade Católica Portuguesa

Gustavo Alves, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Moderador:

Rui Lima

 

Painel Matemática na Educação em Engenharia

Mathematics Education: old and new issues

In this round table we will discuss old and new issues in Mathematics Education. Examples are: hard and soft skills, essential skills, curricula, real-world case studies, assessment, …

Oradores:

Jaime Silva, Universidade de Coimbra

Ricardo Queirós, Instituto Politécnico do Porto

Moderadoras:

Carla M.A. Pinto e Deolinda Rasteiro

 

Painel TIC na Educação em Engenharia

Tecnologias Emergentes no Ensino de Engenharia: Os Valores e os Riscos

O objectivo da apresentação é analisar e discutir elementos da utilização e influência das tecnologias emergentes no Ensino de Engenharia e os valores e riscos envolvidos. Uma referência importante aqui são dois estudos facilitados pelo 4TU-Centre for Engineering Education na Holanda.

O primeiro estudo explorou a situação actual das tecnologias emergentes e os valores percebidos para o ensino de engenharia. Uma conclusão importante foi que para decidir sobre o valor para a educação deve-se desenvolver uma compreensão destas tecnologias, o que permitirá aos estudantes, professores e instituições julgar se e como tais tecnologias podem ajudar a melhorar o seu ensino e aprendizagem.

O segundo estudo abordou a dimensão ética das tecnologias emergentes. A ética é um aspecto omnipresente da prática tecnológica. Devido ao imenso poder social da tecnologia, as questões éticas estão praticamente sempre em jogo. As universidades são claramente desafiadas a responder às exigências sociais e educacionais que parecem desenvolver-se mais rapidamente e tornar-se mais complexas. A complexidade, embora não seja apenas técnica, é a combinação da tecnologia, e especificamente a grande utilização de dados, a ligação com as exigências do trabalho, práticas educacionais, responsabilidades éticas, e aspectos socioculturais da educação.

As tecnologias emergentes estão na linha da frente dos desafios urgentes da grande utilização de dados, da mudança das práticas educativas, das responsabilidades éticas e dos aspectos sócio-culturais da educação. A educação em engenharia precisa de se preparar para decidir sobre o valor destas tecnologias para a educação. Daí as ideias e discussões sobre o futuro em matéria de educação porque estas moldam fundamentalmente o que pensamos que a educação é e deve ser.

Orador:

Pieter de Vries, 4-TU Centre for Engineering Education

Bio: Pieter de Vries (PhD) tem interesses na aprendizagem da inovação na indústria e no ensino de engenharia, com o foco na aprendizagem tecnológica melhorada. Eminente na abordagem é a ênfase em novos desenvolvimentos, novos conhecimentos, descobertas teóricas, e tecnologias de aprendizagem com uma abordagem de investigação baseada no design para envolver e permitir aos interessados melhorar (in)directamente a sua capacidade de práticas educativas inovadoras.

Nos últimos anos, tem-se focado no desenvolvimento e aplicação de MOOCs e no papel das tecnologias emergentes no ensino de engenharia numa perspectiva de desenvolvimento e investigação.

Após aposentar-se, colaborou com a Universidade de Tecnologia de Delft, na faculdade de Tecnologia, Política e Gestão e no Centro de Educação em Engenharia da 4-TU. Serviu como membro do conselho de administração do SEFI, nomeadamente como tesoureiro desta organização, durante alguns anos.

Possui formação interdisciplinar em Geografia Humana, Comunicação de Massas, Ciências da Aprendizagem, e um doutoramento em gestão do desenvolvimento de e-learning empresarial. Trabalhou como professor, programador, coordenador, investigador e gestor. As experiências acumuladas abrangem desde o ensino secundário ao ensino superior e uma variedade de organizações públicas e privadas. Estas incluem numerosos projectos nacionais e internacionais (Parlamento da UE, programas-quadro da UE) empresas e indústrias, como a de serviços, transportes, energia, alimentação e defesa.

Moderadores:

Gustavo R. Alves e José Manuel Fonseca

 

Alojamento:

Hotel Covilha Dona Maria ****,  Affiliated by Meliá

www.trypdonamaria.com/pt/Menu/Home.aspx

Telf:(+351) 275 310 000

[email protected]

 

Hotel Santa Eufémia ***

https://www.hotelsantaeufemia.com/pt/Home

Tel: +351 275 310 210

[email protected]

 

Os participantes do FDEE para obterem o desconto de 10% sobre a melhor tarifa disponível devem mencionar que vêm participar no Fórum de Desenvolvimento da Educação em Engenharia.