Investigação, Género e Diversidade na Educação em Engenharia

/Investigação, Género e Diversidade na Educação em Engenharia
Investigação, Género e Diversidade na Educação em Engenharia2022-03-17T03:30:29+00:00

Engineering Research & Gender and Diversity

 

Workshop “Rede de Boas Práticas para Captação de Alunas para as Engenharias”

Como resultado do workshop “Rede de Boas Práticas para Captação de Alunas para as Engenharias” que decorreu nas manhãs de dias 4 e 5 de março, disponibilizam-se as apresentações das oradoras convidadas, bem como o banco de ideias propostas pelos grupos de trabalho formados.

Apresentações das oradoras:

A linha da Maria – Diana Mesquita

Engenharia no Feminino _ Inês Direito

SER ENGENHEIRA EM PORTUGAL E NO MUNDO – Lídia Santiago

Visão Eng por um dia e WiE _ Anikó Costa

 

Ideias dos grupos de trabalho:

Grupo 1

Grupo 2

Grupo 3

Grupo 4

Grupo 5

Grupo 6

 

Apresenta-se a listagem de ações selecionadas por cada IES (e por uma junta de freguesia), bem como o contato da pessoa responsável. Informa-se que, caso pretendam, as instituições podem escolher mais do que uma ação:

 

FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto / Sara Cristóvão e Ana Freitas (scristovao@fe.up.pt; anafreitas@fe.up.pt)

  • Engenharia no dia-a-dia – De pessoas para pessoas IDEIA 1 – Grupo 1,
  • Testemunho de antigas alunas da área da engenharia ligadas ao mercado de trabalho (presencial e online) – Grupo 2,
  • Testemunho de alunas da área da engenharia (presencial e online) – Grupo 2,
  • Ações no Ensino Básico/Secundário (Levar exemplos de Engenharia para as Escolas) – Grupo 3,
  • Ações em Instituições de Ensino Superior (Trazer crianças e jovens às Faculdades) – Grupo 3;
  • Testemunho de antigas alunas da área da engenharia ligadas ao mercado de trabalho (presencial e online) – Grupo 2

 

ISEC – Instituto Superior de Engenharia de Coimbra / Fernanda Coutinho (fermaco@isec.pt)

  • Testemunho de alunas da área da engenharia (presencial e online) – Grupo 2,
  • Levantamento das orientações profissionais das estudantes mais novas – Grupo 2
  • Realizar dias Abertos, direcionada a alunos do 7º/8º/9º – Grupo 6
  • Despertar interesse de forma precoce – Grupo 6

 

ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa / Alexandra Costa (alexandra.ccosta@isel.pt)

  • Criar campanhas com testemunhos nas redes sociais – Grupo 4,
  • Divulgação de testemunhos – Grupo 6

 

ISEP – Instituo Superior de Engenharia do Porto / Eduarda Pinto Ferreira (epf@isep.ipp.pt)

  • Testemunho de antigas alunas da área da engenharia ligadas ao mercado de trabalho (presencial e online) – Grupo 2,
  • Testemunho de alunas da área da engenharia (presencial e online) – Grupo 2,
  • Criar campanhas com testemunhos nas redes sociais – Grupo 4,
  • Podcasts – casos de sucesso – Grupo 4,
  • Divulgação de testemunhos – Grupo 6

 

Instituto Superior Técnico / NAPE_Carolina Ferreira (gestao@nape.tecnico.ulisboa.pt)

  • Testemunho de antigas alunas da área da engenharia ligadas ao mercado de trabalho (presencial e online) – Grupo 2,
  • Testemunho de alunas da área da engenharia (presencial e online) – Grupo 2,
  • Criar campanhas com testemunhos nas redes sociais – Grupo 4,
  • Podcasts – casos de sucesso – Grupo 4,
  • Divulgação de testemunhos – Grupo 6

 

Junta de Freguesia dos Olivais / Inês Pascoal (ines.pascoal@jf-olivais.pt)

  • Consciencialização da família e da comunidade – Grupo 2,
  • Testemunho de antigas alunas da área da engenharia ligadas ao mercado de trabalho (presencial e online) – Grupo 2,
  • Ações no Ensino Básico/Secundário (Levar exemplos de Engenharia para as Escolas) – Grupo 3

 

UBI – Universidade da Beira Interior / Cláudia Sousa (claudiarodriguesousa@gmail.com)

  • Protagonização de eventos virtuais externos para a captação de alunos de diversos anos curriculares

 

UC – Universidade de Coimbra / Gabinete de apoio à divulgação (gad@fct.uc.pt)

  • Ações de mentoria no secundário, por ex. através de programas de embaixadores ou de divulgação.

 

UnB – Universidade de Brasília / Dianne Magalhães Viana (diannemv@unb.br)

  • Engenharia no dia-a-dia – De pessoas para pessoas IDEIA 2 – Grupo 1,
  • Consciencialização da família e da comunidade – Grupo 2,
  • Testemunho de antigas alunas da área da engenharia ligadas ao mercado de trabalho (presencial e online) – Grupo 2,
  • Testemunho de alunas da área da engenharia (presencial e online) – Grupo 2,
  • Incluir atividades práticas na área de engenharia numa disciplina do 12 aos 15 anos – Grupo 2,
  • Papel da mulher no mercado do trabalho e da sociedade – Grupo 2,
  • Ações no Ensino Básico/Secundário (Levar exemplos de Engenharia para as Escolas) – Grupo 3,
  • Ações em Instituições de Ensino Superior (Trazer crianças e jovens às Faculdades) – Grupo 3,
  • Ações nas Famílias e Empresas – Grupo 3,
  • Integrar estas iniciativas de igualdade de género nos programas já existentes – Grupo 4,
  • Divulgação Engenharia Primária – Grupo 5,
  • Realizar dias abertos, direcionada a alunos do 7º/8º/9º – Grupo 6,
  • Divulgação de testemunhos – Grupo 6,
  • Despertar interesse de forma precoce – Grupo 6

 

UEM – Universidade Eduardo Mondlane _ Moçambique / Irene Stuart (cadirroxan@gmail.com)

  • Divulgação Engenharia Secundário – Grupo 5”

 

Facens – Centro Universitário Facens /Maria Inês Carvalho (maria.carvalho@facens.br)

  • Ações em Instituições de Ensino Superior (Trazer crianças e jovens às Faculdades) – Grupo 3;

 

FCTNova e IPBeja – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa em parceria com o Instituto Politécnico de Beja/ Anikó Costa (akc@fct.unl.pt)/ Isabel Sofia Brito (isabel.sofia@ipbeja.pt)

  • Testemunho de antigas alunas da área da engenharia ligadas ao mercado de trabalho (presencial e online) – Grupo 2
  • Testemunho de alunas da área da engenharia (presencial e online) – Grupo 2
  • Criar campanhas com testemunhos nas redes sociais – Grupo 4
  • Podcasts – casos de sucesso – Grupo 4

___________________

Workshop Rede de Boas Práticas para a Captação de Alunas para a Engenharia

O grupo de trabalho Investigação, Género e Diversidade na Educação em Engenharia da SPEE em articulação com grupo Engineering Education Research do ISRC, organiza este workshop online com vista à criação de um banco de boas práticas para captação de alunas para os cursos de engenharia.

Este workshop decorrerá via zoom nos dias 4 e 5 de março de 2021, entre as 9h00 e as 12h30.

No dia 4, têm lugar as sessões onde as oradoras convidadas partilham a sua visão e/ou experiência neste âmbito. No dia 5 serão criados grupos de trabalho com os participantes e cujo resultado consistirá no registo no banco de boas práticas das iniciativas que contribuem para o estabelecimento de planos que permitam efetivar ações concretas para captação de alunas para os cursos de engenharia.

Este workshop é dirigido a:

– Docentes do ensino superior;

– Funcionários de gabinetes académicos e de relações externas.

Como objetivos específicos deste workshop tem-se:

– Apresentação de propostas para criação de um banco de boas práticas;

– Criação de condições de replicação de ações em diferentes instituições de ensino superior (IES);

– Definição de uma comissão de acompanhamento (constituída pelos responsáveis pela implementação das ações em cada IES);

– Desenvolvimento de formas de avaliação das medidas adotadas.

 

Mais informação: programa workshop rede de boas praticas para captação de alunas

 

______

Equipa:

 

Coordenadores:

Rita Pereira, rpereira@deea.isel.pt

Cristina Borges, cristina.borgesazevedo71@gmail.com

 

Introdução:

As características de uma sociedade em permanente mudança, como a atual, exigem que ao sistema educativo seja atribuída a responsabilidade de preparar jovens, não só com um conjunto sólido de conhecimentos científicos e tecnológicos, mas também com novas competências intelectuais, pessoais e sociais que lhes possibilitem a adaptação a novas realidades.

A importância dos estudos no domínio do ensino da engenharia é reconhecido a nível internacional, como um dos elementos catalisadores da melhoria da formação em engenharia centrado do aluno e no seu contexto académico, tendo por objetivo dotar a sociedade de profissionais de excelência neste domínio.

As questões da diversidade e de género permitem dar resposta os desafios atuais das sociedades, em que os alunos que ingressam nos cursos de engenharia são provenientes de vários países e portanto, a sua forma de aprendizagem e os seus objetivos dependem também do seu enquadramento cultural. Paralelamente, existe uma tendência crescente no ingresso de mulheres no ensino superior, sendo que historicamente preferem fazer a sua formação noutras áreas. Importa conhecer e compreender os fatores de decisão na atratividade dos cursos e desenvolver agentes que promovam a motivação das estudantes para os cursos de engenharia.

No sentido de dinamizar as ações da SPEE neste âmbito, apresentam-se os objetivos principais e o plano de ação proposto.

 

Objetivos:

  • Fazer deste grupo um hub que permita o contato entre várias pessoas e instituições no intuito de promover parcerias/sinergias e dinamizar candidaturas a projetos de investigação;
  • Implementar um banco de boas práticas tanto para a investigação do ensino em engenharia bem como na diversidade e género, que permitam a comparabilidade dos dados recolhidos/resultados obtidos.

 

Plano de ação:

O plano de ação divide-se nos seguintes eixos: a. Projetos de I&D; b. Formação e c. Disseminação

a) Projetos de I&D

  • Identificam-se como possibilidades as candidaturas a projetos Marie-Curry, Cost Actions e Erasmus+;
  • Participação em projetos que se encontram a decorrer no âmbito da recolha de dados para integração em bases de dados, nomeadamente no domínio do género e diversidade, durante o ano letivo 19/20;
  • Iniciar a implementação de estudos no domínio das competências espaciais, a diferentes níveis. Ao nível do ensino básico, com o intuito de trabalhar esta área desde o início da formação académica das crianças, fomentando as suas apetências para cursos científicos e tecnológicos. Ao nível do ensino secundário, destinado a identificar alunos que demonstrem competências espaciais e desenvolver metodologias de motivação e captação destes alunos para as áreas de engenharia.

Ao nível do ensino superior utilizar esta ferramenta de identificação de competências espaciais para melhoria da eficiência da aprendizagem e no combate ao insucesso escolar.

b) Formação

Promoção de webminars e keynotes, de forma periódica, preferencialmente mensal.

Apresentam-se como proposta de temas:

  • Integração em projetos que se encontrem a decorrer;
  • Como publicar em conferências e em revistas de referência;
  • Competências espaciais – implementação de casos de estudo.

Entende-se que esta formação deve ir ao encontro das necessidades e interesses manifestados pelos participantes durante os eventos, através da auscultação de todos os intervenientes através de inquéritos online.

c) Disseminação

Através dos sítios de internet da SPEE e das intuições intervenientes.

Através da implementação de um banco de boas práticas no âmbito do ensino da engenharia, género e diversidade.

Publicações resultantes dos estudos realizados.