SPEE às quartas: “Um modelo pedagógico para cursos de formação transnacionais em engenharia”

///SPEE às quartas: “Um modelo pedagógico para cursos de formação transnacionais em engenharia”

Silviano Rafael e Júlia Justino

Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal

17h, 3 de maio

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81393714860

Resumo

Os cursos de formação de curta duração estão a desenvolver-se rapidamente em toda a Europa graças a diversidade de partes interessadas, públicas e privadas, em resposta à necessidade de formas de ensino e formações mais flexíveis e centradas no aluno na atualização de conhecimentos, aptidões e competências complementares á educação formal das sociedades em desenvolvimento. É neste contexto que o projeto europeu BUILD2050 – Training for Sustainable and Healthy Building for 2050 visa contribuir. Este projeto piloto de formação transnacional, coordenado pelo Instituto Politécnico de Setúbal e financiado pelo Programa Erasmus+ KA220 – Cooperation partnerships in higher education, pretende responder aos desafios emergentes a nível europeu nas diferentes áreas da construção civil: reabilitação, saúde e sustentabilidade dos edifícios. Será apresentado um dos pilares fundamentais do projeto que é o modelo pedagógico desenhado e implementado nos 8 cursos de formação de curta duração que fazem parte do BUILD2050. Este modelo pedagógico, iniciado em julho de 2022, permitiu coordenar as equipas de docentes e integrar toda a estrutura pedagógica dos oito cursos de formação que estão a ser ministrados sequencialmente por vários colegas pertencentes a cinco instituições europeias de ensino superior distintas.

 

ShortBio

Silviano Rafael, Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Eletrotécnica da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal. Doutorado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa em 2010. Os seus principais temas de pesquisa estão relacionados com as máquinas elétricas, a produção de energia, os sistemas de controlo, a pedagogia aplicada na educação em engenharia e a metodologia centrada no aluno. É autor de dezenas de publicações em conferências internacionais com comité de revisão, e artigos em revistas.

Júlia Justino, Professora Adjunta do Departamento de Matemática da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal. Doutorada em Matemática pela Universidade de Évora em 2013, exerce atividades de investigação no Centro de Investigação em Energia e Ambiente (CINEA) e no Centro de Investigação em Matemática e Aplicações (CIMA), atuando na área da Matemática Não-Standard e da pedagogia aplicada na educação em engenharia. É coautora de vários artigos científicos internacionais.

2023-05-02T08:57:23+00:00Maio 2nd, 2023|Comentários fechados em SPEE às quartas: “Um modelo pedagógico para cursos de formação transnacionais em engenharia”