SPEEDI2019

No seu plano de atividades, a Direção da SPEE definiu um conjunto de atividades delineado de acordo com 3 planos operacionais: um interno; um externo a nível nacional; e um externo a nível internacional.

Em particular, e relativamente ao segundo eixo relacionado com o envolvimento com os sócios individuais e institucionais, realizaram-se já as visitas a todas as instituições de ensino superior, sócios fundadores da sociedade. Nestas visitas a Direção da SPEE teve a possibilidade de interagir com os associados individuais e com os dirigentes de cada uma. Neste âmbito falta ainda concretizar uma das atividades inicialmente programada: a realização de um Fórum nacional de gestores de Instituições de Ensino de Engenharia, em 2019. Consideramos relevante a existência de um espaço informal de partilha onde os dirigentes das instituições de ensino superior possam trocar ideias, conhecimento e visão sobre a Educação em Engenharia.

Assim, o 1º Fórum de Dirigentes de Instituições de Ensino de Engenharia (SPEEDI) terá lugar no Hotel Eurostars, na Figueira do Foz, no sábado, 26 de outubro de 2019.

Tendo em mente a pertinência deste espaço de partilha tornou-se necessário dar o mote do encontro. Esta necessidade encontrou resposta no relatório “The global state of the art in engineering education”, publicado pelo MIT em 2018, que destaca o Integrated Engineering Program (IEP) da University College London (UCL) como um dos quatro líderes emergentes na área da Educação em Engenharia, a nível global. O Diretor do IEP é o Professor John Mitchell que foi responsável pela reorganização do currículo de todos os departamentos de engenharia na UCL e pela criação do programa integrado atual. Recentemente recebeu a Collaborative Award for Teaching Excellence (CATE) da Higher Education Academy. John Mitchell é ainda o atual Editor-em-Chefe da IEEE Transactions on Education.

Notando que nenhuma escola de engenharia portuguesa foi mencionada no relatório, a SPEE achou interessante convidar o Professor John Mitchell para partilhar a sua experiência no encontro de dirigentes portugueses.

 

John Mitchell

Professor of Communications Systems Engineering

Vice Dean Education, UCL Engineering

Co-Director, Centre for Engineering Education

https://www.ee.ucl.ac.uk/~jmitchel/

 

 

2019-08-02T09:08:33+00:00Agosto 2nd, 2019|Comentários fechados em SPEEDI2019